sábado, 11 de maio de 2013

Subsistemas para o Sisfron


O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteira seca com 10 países vizinhos.  O Sisfron é um sistema de vigilância e monitoramento que vai dotar a força terrestre de meios para uma efetiva presença em todo o território nacional, particularmente nessa faixa de fronteira. O projeto nasceu tendo a Amazônia como prioridade. Dos 16,8 mil quilômetros a proteger, perto de 13 mil estão nessa região

Consórcio Tepro seleciona fornecedores de subsistemas para o Projeto Sisfron

A Savis Tecnologia e Sistemas, empresa subsidiária da EDS, foi criada para atuar na gestão integrada de projetos de monitoramento e controle de fronteiras, estruturas estratégicas e recursos naturais, de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END). Seu objetivo é fazer frente às necessidades brasileiras no setor de defesa e segurança estimulando o desenvolvimento tecnológico nacional, inclusive para posterior exportação, fortalecendo assim a indústria nacional e a balança comercial brasileira.
A Orbisat Indústria e Aerolevantamento é uma empresa brasileira de base tecnológica, especializada em sensoriamento remoto e radares de vigilância aérea e terrestre, com centros tecnológicos e comerciais em Campinas (SP) e São José dos Campos (SP).
O Consórcio Tepro selecionou as seguintes empresas brasileiras como fornecedoras dos itens já mencionados: Stemac, fabricante de geradores; CM Comandos, fabricante de no-breaks; Enecol e Casa da Floresta, responsáveis respectivamente pela infraestrutura civil e gestão ambiental requeridas para compor os principais equipamentos e serviços relacionados ao subsistema de Infraestrutura; e RFCom, pioneira no desenvolvimento e fabricação de shelteres militares no Brasil, para fornecimento deste tipo de equipamento móvel que será utilizado pelos diversos subsistemas do projeto.
Entre as empresas contratadas também estão a Medav, que fornecerá o sistema de sensores de sinais eletromagnéticos em conjunto com a Orbisat, a Harris, que ficará responsável pelos rádios táticos, e a AEL International, para fornecimento dos optrônicos. O Exército Brasileiro concluiu as negociações de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica (offset), que teve como resultado trazer para o Brasil uma quantidade significativa de investimentos em linhas de produção, desenvolvimento tecnológico e capacitação para os produtos que serão implantados na primeira fase do projeto.
Em paralelo às atividades de seleção de fornecedores e de definição dos elementos-base para a elaboração dos projetos executivos dos diversos subsistemas, foi realizado o reconhecimento técnico de todas as organizações militares abrangidas por esta fase, além da primeira parte da pesquisa de campo dos pontos onde serão instaladas torres para o subsistema de Comunicações Estratégicas, que compreende a implantação de uma rede de comunicações (backbone). O andamento das atividades ora em execução está em estrita conformidade com o cronograma definido e o contrato firmado junto ao Exército Brasileiro.
“Estamos honrados pela oportunidade de implementar o Sisfron, por tudo que este projeto representa para o Brasil”, disse Marcus Tollendal, Presidente da Savis. “A Orbisat assume o compromisso de reter e ampliar a capacitação autônoma da indústria brasileira de defesa, ao promover o desenvolvimento e produção de sensores para o Sisfron em território nacional”, disse Maurício Aveiro, Presidente da Orbisat.

Nenhum comentário: