sábado, 11 de maio de 2013

Compra dos VBCOAP M109A5 via FMS


Por P.Bastos/R.Caiafa  

M-109A5 Plus sendo empregado pela IDF no fogo de barragem (Foto: IDF)

US$ 400 mil no primeiro pagamento

Boletim do Exército nº 12, de 22 de março de 2013 - Viatura Blindada de Combate – Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5

Foi divulgado nesta sexta-feira (22/03) o Despacho Decisório Nº 039/2013 de 12 de março, emitido pelo Gabinete do Comandante do Exército (EB: 64536.003829/2013-21), nos seguintes termos: O Exército Brasileiro concede autorização para a realização de pagamento antecipado visando a aquisição da viatura VBCOAP M109 A5, junto ao Governo dos Estados Unidos da América, por intermédio do Programa Foreign Military Sales (FMS). Foi determinado ao Comando Logístico, através de processo datado em 27 de fevereiro de 2013, que efetue o pagamento antecipado, de forma parcelada, referente à Carta de Oferta e Aceitação do processo BR-B-IAJ (Letter of Offer and Acceptance BR-B-IAJ), para a aquisição das viaturas blindadas, já ouvida a Secretaria de Economia e Finanças. Desta forma, foi liberado em caráter excepcional, o pagamento antecipado, de forma parcelada, no valor de US$ 399.615,00 (trezentos e noventa e nove mil, seiscentos e quinze dólares americanos), referentes à Carta de Oferta e Aceitação do processo BR-B-IAJ.
Vista frontal/lateral da versão M-109A5, do tipo adquirida pelo EB (imagem: arquivo)
Tecnologia &Defesa noticiou esta compra do Exército em junho de 2012, sendo que em agosto um equipe de militares do EB foi enviada ao Estados Unidos para selecionar 36 carros dentre os disponíveis, além de ferramental, peças, sobressalentes e demais itens associados ao M-109A5. Em fevereiro deste ano,T&D noticiou a intenção de modernização dos obuseiros auto-propelidos do modelo VBCOAP M-109A3 155 mm em carga no Exército Brasileiro, contrato a ser executado, caso aprovado, pela empresa israelense Israel Military Industries (IMI), que realizou visita técnica as instalações do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado, sediado na histórica cidade de Lapa, no Paraná. A unidade, que completava 64 anos na ocasião, está implementando um programa de revisão geral e modernização dos SPG M-109A3 que utiliza, de forma a torná-los compatíveis com os M-109A5 ora adquiridos de 2ª mão nos Estados Unidos. Os “novos” M-109A5 deverão ser submetidos a trabalhos de revisão geral e upgrade de alguns sistemas, de modo a convertê-los para o padrão Plus. Essas revitalizações, dentre outros itens, incluem um novo sistema automático de controle de tiro (Automatic Fire Control System – AFCS) e GPS embarcado, permitindo navegar com precisão (localização geográfica), calcular dados e aumentar a cadência de tiro e ter maior rapidez na saída de posição; instalação de navegador inercial; uso de trava automática do tubo para deslocamentos não operacionais; sistema de medida de velocidade inicial (Vo); determinação de posicionamento de navegação; adoção de lagartas T-154 e novo sistema de comunicações (AN/VIC-1 e AN/VIC-3 Intercom System). Muito provavelmente, este pacote de melhoramentos deverá ser disponibilizado para os M-109A3 existentes.
M-109A5 Plus do Exército Marroquino (Foto: Forces Armées Royales Marocaines)


Nenhum comentário: